quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O convite do Evangelho

Nilson Gomes


A mensagem do Evangelho é um convite a crer em Jesus. Não é a oferta de uma vida milionária, de uma vida sem percalços ou vicissitudes
. A mensagem do evangelho também não nos oferece BMW, CHAVE DE UM BELÍSSIMO APARTAMENTO DE COBERTURA, E NÃO NOS CONVIDA A NOS PROMOVER AS CUSTAS DA PALAVRA DE DEUS. Aliás eu já estou completamente cansado e ao mesmo tempo irritado, com tantas promessas falsas que se fazem em nome de Jesus e do seu evangelho.
Quando Jesus esteve aqui, a mais de dois mil anos a sua mensagem, sempre foi preparando as pessoas para enfrentarem a vida, ele nos ofereceu vida, falou-nos da vida eterna que não é necessariamente apenas uma vida após a morte, mas que nós podemos desfrutar dessa vida que ele nos oferece aqui. E qual a grandeza do evangelho?, uma vez que ela contém uma mensagem que me oferece vida aqui, e ao mesmo tempo essa é uma vida que não esta blindada? que eu vou sofrer, que poderei adoecer, ficar desempregado, enterrar meu filho ou minha mulher, etc? A grande notícia do evangelho é que em todas essas coisas sou mais do que vencedor. Que nas aflições da vida, tenho a capacidade de me lembrar de que Jesus venceu o mundo e que eu sou uma ovelha enviada por ele (Jesus) no meio dos lobos. Então a grande mensagem do evangelho NÃO é a teologia da prosperidade, NÃO é a garantia de uma vida sem sofrimentos, porque aliás a mensagem do evangelho é também um convite ao sofrimento. Pelo menos esse é o convite de Paulo a Timóteo. "Sofre pois comigo as Aflições..." 2° Timóteo 2:3.
Portanto esse evangelho triunfalista completamente envolvido com o materialismo e o capitalismo, que faz da fé um amuleto, que faz de Deus um talismã e que faz da bíblia um livro qualquer de auto-ajuda, (como vencer isso ou aquilo, cinco passos para alcançar sei la mais o que.... etc) este evangelho que assim prega NÃO é verdadeiro. Esta é uma doutrina de demónio, esta é a mesma oferta que Satanás ofereceu para o nosso Senhor Jesus Cristo nas tentações do deserto. E ao contrário de Jesus, as igrejas evangélicas do presente século tem abraçado com todas as forças esta proposta. Concordo com o pastor Ricardo Gondim quando diz: "Se tirarmos milagres das igrejas, falsas promessas de prosperidade e essas suspeitas revelações que mais parecem hipnose, e que infelizmente são encaradas como "poder de Deus", essas igrejas que dependem desses suspeitos poderes abrem falência."
A grande mensagem do evangelho é oferecer o amor de Deus incondicional mente. E quem aceitar e crer nele viverá. Independente da tua situação social, económica e financeira.
Mas assim como Martin Luther King Jr.Que pregou um de seus mais famosos discursos "Eu Tenho um sonho", eu também posso dizer que tenho um sonho. Sonho com uma grande REFORMA semelhante a que fez Martinho Lutero e outros reformadores. Sonho com pregadores sinceros que pregam as verdades do evangelho sem temer o SISTEMA RELIGIOSO. Sonho com uma mensagem NÃO prostituída. Sonho com uma grande vassoura que venha varrer o evangelho da bar ganha juntamente com os prostitutos da palavra. Sonho em encontrar pelas esquinas e praças bem como nos púlpito das igrejas, outros Amos, outros Oséias, Jeremias, Isaías e tantos outros que com o dedo em riste denunciavam os pecados dos Reis e as injustiças que se faziam com os pobres, órfãos e viúvas. Sonho com o evangelho verdadeiro. Sonho com Jesus, a maior proposta do evangelho e quem nele crer nunca será confundido.